Município Verde Azul

RS6 – AÇÃO NO VERDEAZUL – PILOTO DE COMPOSTAGEM OU DEMAIS TÉCNICAS DE BIODIGESTÃO QUE VISEM TRATAR RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS

DIAGNOSTICO

A Politica Nacional dos Resíduos Sólidos, através da Lei 12.305, estabelece que devemos envolver os diversos atores responsáveis pela geração dos resíduos com vistas à implantação de um modelo de gestão sustentável.

Entre os diversos resíduos nos deparamos com os resíduos denominados “VERDES”, que nada mais é que os resíduos provenientes dos galhos das árvores, as folhas secas, a capina de canteiro central e praça, poda das árvores, entre outros, de origem vegetal.

Os resíduos “VERDES” muitas vezes causam problemas no complexo urbano, visto que são depositados em aterros sanitários e descartados em terrenos baldios, trazendo ainda mais transtorno para o poder publico, podendo ocasionar sérios problemas como exemplo as queimadas urbanas. Por outro lado, esses resíduos podem ser utilizados como cobertura para solos ou como matéria-prima para compostagem, muito utilizado também como adubo orgânico em hortas e pequenas propriedades rurais.

Diante do exposto, evidenciou-se que o município de Santa Cruz da Esperança não possui diretrizes específicas e responsabilidades estabelecidas para a destinação final dos resíduos de poda. E considerando a necessidade de se elaborar um Piloto de Compostagem o município iniciou um processo para realizar composto a partir do resíduo “VERDE”.

PROPOSTA

Construir o Piloto de Compostagem a partir dos resíduos “VERDES” que são gerados no município de Santa Cruz da Esperança, bem como a sua utilização como composto orgânico, visando a não geração e reutilização de resíduos, com o objetivo de alcançar o desenvolvimento sustentável do município.

FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO AMBIENTAL

COLOCAR O LINK E TAMBÉM A IMAGEM/PRINT DA PUBLICAÇÃO – alterar a fonte caso não seja o site da Prefeitura.

EXECUÇÃO

Diante da demanda de criar um Piloto de Compostagem, o Setor de Obras e Meio Ambiente realizou uma reunião com os representantes envolvidos para identificar qual seria a melhor forma de realizar o piloto.

Após a reunião de planejamento, chegamos a conclusão que faríamos nosso composto com base de adubação verde, ou seja, composto a partir dos resíduos “VERDE”. Desta forma, a equipe de obras da Prefeitura, iniciou o processo para a construção do Piloto de Compostagem no dia 18 de abril. Para a construção do espaço foram usados os materiais conforme descritos a seguir:

• 34 tijolos;
  • 1 saco de cimento;
  • Aproximadamente 100 quilos de esterco;
  • Aproximadamente 50 kg de grama e galhos de árvores.

O piloto foi instalado na escola MEB OLIMPIO PEREIRA DA CONCEIÇÃO, sito a Rua: Oracio Roberto do Nascimento, 738. O relatório fotográfico ao final deste documento comprava a execução do piloto.

RESULTADO

Com a construção do nosso Piloto de Compostagem na escola MEB OLIMPIO PEREIRA DA CONCEIÇÃO estamos ensinando os alunos e professores como criar seu próprio adubo, uma vez que a prática da compostagem é benéfica para o ambiente e para a sociedade, pois incentiva a conscientização ambiental e o consumo consciente.

Como o piloto foi construído em 18 de abril ainda não temos resultados quantitativos para serem apresentados, mas entendemos que o primeiro passo já foi dado, que trata da construção do Piloto em si.

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO