Município Verde Azul

DIRETIVA CONSELHO AMBIENTAL – PRO-ATIVIDADE

COMDEMA ITINERANTE

DIAGNÓSTICO

O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Santa Cruz da Esperança foi criado pela Lei Municipal nº271/2009, e foi alterado pela Lei nº359/2013.

O COMDEMA é um dos mecanismos usados para aumentar a consciência e promover a mudança de hábitos e de comportamentos em um município. Ele promove o exercício da democracia, educação para a cidadania, convívio entre setores da sociedade com interesses diferentes, entre outros.

Aproximar o COMDEMA da sociedade civil não organizada é um dos desafios atuais. A população necessita conhecer o COMDEMA, saber qual sua função, provocar discussões sobre temas relevantes e ser mais participativa.

O Conselho é, por excelência, um fórum de diálogos e de construção de conhecimento sobre o meio ambiente local. É também um espaço mais adequado para administrar conflitos, propor acordos e construir uma gestão ambiental que esteja em consonância com os interesses econômicos e sociais locais.

Como forma de aproximar o COMDEMA da população, divulga-lo e incentivar a participação popular no Conselho, foi proposto e aplicado o projeto “COMDEMA ITINERANTE”.

PROPOSTA

Realizar reuniões ordinárias e extraordinárias do COMDEMA em diferentes locais do município, visando aproximar o Conselho da população e incentivar a participação popular.

FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO

EXECUÇÃO

O projeto COMDEMA Itinerante foi proposto por um Conselheiro durante uma reunião ordinária realizada em Março de 2018 e foi aprovado por unanimidade. A primeira reunião itinerante foi realizada em Abril de 2018, no Centro Social Urbano.

As próximas reuniões serão realizadas em:

• Maio: CRAS– Rua Major Avelino Palma, 420
  • Junho: Associação dos Produtores Rurais– Rua Major Avelino Palma, 265

A cidade de Santa Cruz da Esperança é pequena e possui apenas cerca de 2.110 habitantes. Por isso, destacamos que as próximas reuniões acontecerão no mesmo bairro, entretanto, em locais diferentes, pois assim, esperamos contar com sua população frequentadora, por exemplo: em junho a reunião será realizada na Associação dos Produtores Rurais, pretendemos assim, trazer os pequenos proprietários agrícolas do município para serem ouvidos e também propagar o COMDEMA.

Abaixo atas das reuniões do COMDEMA, deixando evidente a aprovação do projeto e a primeira reunião realizada.

RESULTADO

Embora tenha havido um esforço dos representantes do COMDEMA para provocar a participação social, na primeira reunião realizada em abril de 2018, ainda não houve a participação da comunidade daquele bairro.

Estaremos divulgando novamente as próximas reuniões e esperamos uma maior participação popular.