Município Verde Azul

PRO ATIVIDADE – QUALIDADE DO AR: REALIZAÇÃO DE ACEIROS EM ÁREAS VULNERÁVEIS A INCENDIOS

DIAGNOSTICO

É comum a ocorrência de queimadas urbanas e incêndios florestais pelo uso indiscriminado do fogo. As queimadas causam sérios prejuízos à fauna e flora, reduzindo a cobertura vegetal, diminuindo a fertilidade do solo e comprometendo a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde humana, provocando vários tipos de doenças, principalmente respiratórias.

No que tange a temática qualidade do ar, de acordo com especialistas as condições respiratórias estão ligadas diretamente as condições climáticas; a ausência de chuvas aumenta o acúmulo dessas partículas, advindas, sobretudo, de queimadas e do processo de queima de combustíveis, diz a gerente da divisão de qualidade do ar da CETESB, Maria Lúcia Guardani.  “Quando a gente tem esse tipo de qualidade ruim pessoas com problemas respiratórios e crianças já começam a sentir muito mais o peso dessa qualidade do ar. A população começa a sentir pesado o ar, a garganta seca, ardedura nos olhos por conta dessa concentração de poluentes”.

No município de Santa Cruz da esperança os índices de queimada tiveram um aumento de 185% nos últimos 3 anos,  conforme apresenta a TABELA 1 e a FIGURA 1, dados alarmantes que necessitam de medidas do Poder Público local e da iniciativa privada visando minimizar e/ou reduzir esses índices.

 

Tabela 1: Histórico de queimadas no município de Santa Cruz da Esperança. Fonte: Bancos de Dados do INPE, 2018.

HISTÓRICO DOS FOCOS DE CALOR NO

MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DA ESPERANÇA

ANO NÚMERO DE FOCOS
2015 20
2016 37
2017 57
DE 2015 PARA 2017 HOUVE UM AUMENTO DE 185%

PROPOSTA

Construção de aceiros objetivando evitar focos de incêndios, para que não atinja a pastagem e áreas com mata localizadas nas proximidades da cidade de Santa Cruz da Esperança, prejudicando, assim, a qualidade do ar da cidade.

 

FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO AMBIENTAL

Como ferramenta de comunicação ambiental foi utilizado o site oficial da Prefeitura de Santa Cruz da Esperança, conforme comprovação do link e imagem a seguir.

 

COLOCAR O LINK E TAMBÉM A IMAGEM/PRINT DA PUBLICAÇÃO – alterar a fonte caso não seja o site da Prefeitura.

 

EXECUÇÃO

Considerando o grande aumento dos focos de calor do município, e considerando ainda a ocorrência frequente em determinados pontos, a equipe do setor de Obras da Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Esperança realizaram visita in loco, com o objetivo de abordar os proprietários das áreas visando obter anuência para realização de aceiros com o objetivo de evitar queimadas e até mesmo a propagação nas áreas de interesse.

NO dia 10 de abril  após anuência dos proprietários, a equipe  de três pessoas se deslocaram primeiramente para as proximidades da Propriedade Bela Vista para execução do aceiro. As atividades nessa propriedade duraram cerca de uma hora e finalmente o aceiro ficou pronto. Na sequencia, no dia 11 de abril, a mesma equipe da Prefeitura Municipal iniciaram os trabalhos para realização do aceiro na propriedade Estancia Santa Laura.

Para a realização dos trabalhos além dos recursos humanos da Prefeitura Municipal foi utilizado a máquina Moto Niveladora

O ANEXO 2 e ANEXO 3 apresenta as duas áreas com registro fotográfico antes e depois da realização dos aceiros.

 

RESULTADO

É importante manter o foco dos incêndios sempre sob controle, desta forma a técnica de fazer aceiros nos limites das áreas de interesse impedem que em caso de focos de incêndio esse fogo venha se alastrar, queimando áreas relevantes e auxilia no combate imediato das brigadas municipais e/ou corpo de bombeiros. Desta forma, evitando longo período de queimadas, trazendo benefícios a qualidade do ar da localização das ocorrências.

Diante do exposto, podemos dizer que com a realização dos 2 aceiros, com aproximadamente 838,23 metros lineares, em propriedades distintas no município de Santa Cruz da Esperança, estamos nos antecipando ao período da seca e evitando/protegendo cerca de 38,42 hectares de áreas entre pastagens e mata, conforme descrição da tabela 2 abaixo.

 

Tabela 2: Histórico de queimadas no município de Santa Cruz da Esperança. Fonte: Bancos de Dados do INPE, 2018.

ACEIROS JÁ REALIZADOS PELA PREFEITURA MUNICIPAL
 

PROPRIEDADE

 

PROPRIETÁRIO

 

TELEFONE

 

LOCALIZAÇÃO DO ACEIRO

 

TAMANHO DO ACEIRO

 

ÁREA PROTEGIDA

 

Estância

Bela Vista

 

Sebastião Silva da Silveira (Espólio)

 

16-9115-7469

Rua Major Avelino de Palma esquina com a Rua Licieri Roberto Ferri e Estrada do Cemitério  

438,58 m

 

Pastagem

20,74 hectares

 

Estância

Ana Laura

 

Batistina de Almeida Souza

 

16-99213-0260

6 km de Santa Cruz da Esperança pela rodovia Abraão Assed sentido Cajuru no km11 à direita.  

399,65 m

 

Mata/Cerrado 17,68 hectares

 

ANEXO 1 – LOCALIZAÇÃO DOS ACEIROS JÁ REALIZADOS

ANEXO 2 – RELATÓRIO FOTOGRÁFICO ACEIRO 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *