Município Verde Azul

No dia Mundial da Água Santa Cruz da Esperança executa mais uma ação do Programa Município Verde/ Azul com apresentações teatrais e palestra

RELATÓRIO

Diretiva: Ação no ver azul de educação ambiental com “Proteção das Nascentes”.

Ação desenvolvida: Ação de incentivo (estimula) a preservação e proteção dos recursos hídricos e biodiversidade (rios, riachos, córregos e nascentes) do município de Santa Cruz da Esperança.

Diagnósticos: A partir da constatação da necessidade de incentivar a preservação e proteção dos recursos hídricos, a Prefeitura de Santa Cruz da Esperança propôs à Secretária da Educação Municipal ações educativas que proporcionasse aos educandos a disseminação de boas práticas de comportamentos sustentáveis.

Proposta:

Orientar e promover ações de sustentabilidade quanto à preservação e conservação de toda biodiversidade aliada aos recursos Hídricos.

ESTRAGIAS DE REALIZAÇÃO:

Abordagem teórica dos recursos hídricos; (Aquífero Guarani- A água que abastece todo o município), localização e situação das nascentes, rios, riachos, e córregos do município.

Abordagem prática por meio da “Feira do Conhecimento;” Onde os alunos da educação básica tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos pedagógicos, otimizando a formação de atitudes conscientes quanto a conservação, preservação e proteção dos recursos hídricos com foco na proteção das nascentes.

Ferramenta de Comunicação Ambiental

EXECUÇÃO:

Com apoio da Administração Pública, a Educação Municipal cria e realiza ações contínuas de preservação ambiental, principalmente no que tange a proteção das nascentes do município.

Os alunos recebem abordagem teóricas e práticas sobre a questão, como; Visitas ecológicas, mostrando a importâncias das matas ciliciares, coberturas vegetais para o solo, a preocupação com o avanço das monoculturas e uso de pesticidas nas lavouras, desequilíbrio ambiental, importância do tratamento do esgoto, e economia dos recursos hídricos.

“Feira do Conhecimento” – Ações pedagógicos onde vem resultando do ensino fundamental demostraram o significado do objetivo proposto apresentando maquetes e cartasses sobre a importância da proteção e preservação do Rio Pardo e de todos riachos e córregos do município aliado a esta ação também foi desenvolvida trabalhos pedagógicos como teatros de fantoches sobre a Aquífero Guarani.

Registro Fotográfico

RESULTADO:

Toda a informação e formação dentro da área educacional voltada a educação ambiental, principalmente ao abastecimento recarga e afloramento da nascentes em questão ao Aquífero Guarani o desenvolvimento de ações de conservação preservação e proteção são realizadas de maneira contínua, mesmo por que todo  objetivo que norteia a responsabilidade de zelar por esse patrimônio ambiental , tem como meta principal a conscientização do indivíduo e as  mudanças de atitudes aliadas à ética da sustentabilidade.

Seguem anexo, parte dos resultados dessas dinâmicas ambientais na área educacional no Município de Santa Cruz da Esperança.

 

FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO AMBIENTAL:

 

TEATRO- AQUÍFERO GUARANI

TURMA = 8º ANO /2018

DISCIPLINA= GEOGRAFIA

PROFª= Marinilda Gonçalves

OBJETIVO: Conhecer a formação, localização, composição e importância do Aquífero Guarani.

Salientar que a água que abastece todo o município de Santa Cruz da Esperança vem do Aquífero Guarani.

Conscientizar sobre os danos ambientais antrópicos ao Aquífero

Desenvolver ações de proteção, conservação dos recursos hídricos do município.

Contemplar ações educativas que levem à mudança de atitude sustentável do educando.

ESTRATEGIATeatro usando fantoches com caráter lúdicos, onde os alunos desenvolvem a fala dos personagens.

 

ÍNDIO=  ( LARA)    -“VOCÊS SABIAM QUE AQUI!!!!! BEM DE BAIXO DE NÓS, EXISTE UM GRANDE RESERVATÓRIO DE ÁGUA, QUE SE CHAMA; AQUÍFERO GUARANI!!!! NELE ESTA DEPOSITADO MUITAS ESPERANÇAS DE VIDA!!!!!!”

BASALTO= (LÍVIA)    -“ AH!!!!!POXA VIDA !!!!! MUITAS CRIANÇAS PENSAM QUE SÓ EXISTE TERRA E ÁGUA, …EU ESTOU AQUI!!! EU SOU O BASALTO!!!! E ESTOU SITUADO EM GRANDE PARTE DO AQUÍFERO. VOU CONTAR UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA PARA VOCÊS;… ANTIGAMENTE ERA TUDO UM ENORME DESERO DE AREIA ATÉ O DIA QUE AS LAVAS VULCÂNICAS INVADIRAM AS FISSURAS DO CHÃO E COBRIRAM GRANDE PARTE DA AREIA ONDE EU FUI FORMADO ,DEPOIS VEIO A GLACIAÇÃO SEGUIDA DE DESGELO. ESSE DESGELO CAUSOU REAÇÃO QUÍMICA, COM AJUDA DA VARIAÇÃO DA TEMPERATURA E DA PRESSÃO, QUE TRANSFORMOU ESSA TAL AREIA EM UMA ROCHA SEDIMENTAR- CHAMADA DE ARENITO.

O DESGELO CAUSOU TAMBÉM A EROSÃO DAS ROCHAS, ISTO É;  “QUEBREI!!!”

POR ESTAS FENDAS A ÁGUA DA CHUVA SE FILTRA , FORMANDO O MAGNÍFICO ….”AQUÍFERO  GUARANI!!!”

AQUÍFERO GUARANI= ( THAISSA) – “ÊPA!!!!! PODE PARAR AI!!!!ESTÃO FALANDO DE MIM!!!!! DAREI MINHA OPINIÃO TAMBÉM, JÁ QUE A SENHORA DONA BASALTO ESTA AI, SE ACHANDO A SABE TUDO, EU VOU FALAR UM POUCO SOBRE MIM TAMBÉM!!!!

EU POSSO SER ENCONTRADO NUMA PROFUNDIDADE QUE VARIA DE 50 A 1.500 METROS DE PROFUNDIDADE. ALGUMAS REGIÕES, A PRESSÃO NATURAL FAZ COM QUE EU SURJA NA SUPERFÍCIE SEM A NECESSIDADE DE BOMBEAMENTO, PODENDO ALCANÇAR VAZÕES DE 300 LITROS POR SEGUNDO.  QUANDO MAIS PROFUNDO EU ESTIVER, MAIOR SERÁ MINHA TEMPERATURA …..” ENTÃO EU POSSO DIZER QUE AQUI EMBAIXO É MUITO QUENTE!!!!!” TENHO UM IMENSO POTENCIAL PARA TODA MINHA ÁREA DE INFLUÊNCIA, VOCÊ SABIA???

ÍNDIO= (LARA)   -“MAS ONDE É SUA ÁREA DE INFLUÊNCIA ??? NÃO É SÓ NA MINHA TRIBO???

AQUÍFERO =( THAISSA) “-NÃO !!!! VOCÊ TÁ LOUCO MINHA FILHA!!! EU CORRÔ POR VÁRIOS LUGARES, COMO A ARGENTINA, URUGUAI E O LUGAR QUE EU  MAIS GOSTO, QUE É O BRASIL. SÓ AQUI NO BRASIL EU ABASTEÇO 8 ESTADOS COM MINHAS ÁGUAS!!!! GOIÁS, MATO GROSSO, MATO GROSSO DO SUL, MINAS GERAIS ,SÃO PAULO, PARANÁ SANTA CATARINA, RIO GRANDE DO SUL . TENHO UMA EXTENSÃO DE 1MILHÃO E 200MIL KM QUADRADOS , SENDO QUE MINHA MAIOR PARTE ESTA NO BRASIL.

BASALTO= -(LÍVIA)   “ VALE LEMBRAR QUE ALGUMAS REGIÕES, ESSAS  ÁGUAS FORMAM RIOS, LAGOS E LINDAS CACHOEIRAS , OUTRAS EM QUE AQUÍFERO NÃO PODE SER RENOVADO. MAS, A MAIOR PARTE DESSAS ÁGUAS SE ENCONTRA CONFINADO.”

ÍNDIO= -(LARA)    “UM!!!!!! ENTENDI!!!POIS FIQUEM SABENDO QUE AS PRINCIPAIS AMEAÇAS AO AQUÍFERO SÃO AS CONTAMINAÇÕES DE SUAS ÁGUA !!! E A EXPLORAÇÃO EXCESSIVA !!!”

AQUÍFERO =( THAISSA)  ( nervoso) “EXATAMENTE!!!! ISSO ME DEIXA MUITO BRAVO!!!!TENHO VONTADE DE DEIXAR TODO MUNDO SEM ÁGUA!!! MUITOS FAZEM USO INDISCRIMINADO  E ILEGAL DE MINHAS RESERVAS, PERFURAM POÇOS EM LUGARES INADEQUADOS, NÃO TOMAM CUIDADO E ME DEIXAM MUITO DOENTE!!!”

BASALTO=-(LÍVIA)  (nervoso) “AH!!!! ENTÃO A CAUSA DAS MINHAS DORES É ESSA PERFURAÇÃO DE POÇOS !!!!

AQUÍFERO= -(THAISSA) (bravo)  “EXATAMENTE !!!! VAMOS PROCESSAR TODO ESSE POVO AI!!!

ÍNDIO= ( LARA)  “PRESERVAR E PROTEGER A QUALIDADE E A QUANTIDADE DAS ÁGUAS DO AQUÍFERO É PRIORIDADE PARA TODOS, COMO VOCÊS QUE NECESSITAM DELE P SOBREVIVER.

E JÁ QUE VCS SÃO MUITO ESPERTOS , POR ISSO VOU CHAMAR UMA ESPECIALISTA NO ASSUNTO;

FANTOCHE OLHOS D´ ÁGUA=   (KAYLAINE)   “PROFESSORA!!!!!

PROFESSORA=( MARIA EDUARDA ) – “FALA MENINOS !!! O QUE VOCÊS GOSTARIAM DE SABER???

FANTOCHE OLHOS D´´AGUA= (KAYLAINE)“PROFESSORA  NOS FALE MAIS SOBRE O AQUÍFERO GUARANI !!!”

PROFESSORA= (MARIA EDUARDA)   “SIM OLHOS  D´ ÁGUA!!!, VEJA SÓ QUE INTERESSANTE !!!! NA ARGENTINA , PARAGUAI, URUGUAI E BRASIL TEMOS ALGO EM COMUM O AQUÍFERO GUARANI!!! CHOVE E A ÁGUA QUE INFILTRA NA TERRA SE ACUMULA LENTAMENTE ENTRE OS POROS E FISSURAS DAS ROCHAS, FORMANDO O AQUÍFERO, UMA RESERVA DE ÁGUA SUBTERRÂNEA QUE ABASTECE 8 ESTADOS BRASILEIROS , INCLUSIVE BOA PARTE DO ESTADO DE SÃO PAULO, INCLUINDO NOSSO MUNICÍPIO ; SANTA CRUZ DA ESPERANÇA!!!! ISSO MESMO!!! A ÁGUA QUE SAI DA TORNEIRA DE SUA CASA,QUE ABASTECE NOSSA CIDADE, OS SÍTIOS E FAZENDAS, NOSSOS RIOS, COCHOEIRAS SÃO DO AQUÍFERO GUARANI.

“CONHECER E PRESERVAR ESSE TESOURO É DEVER DE TODOS NÓS !!!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *