BIO6- EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM FOCO NA BIODIVERSIDADE

Diretiva: Ação Verde Azul “A importância e necessidade da salvaguarda da biodiversidade”.

Ação Desenvolvida: Ação de educação ambiental, sustentabilidade e biodiversidade.

Diagnostico: Vendo a importância da conscientização sobre a biodiversidade; Professores do 4ª ano do ensino fundamental juntamente com a coordenadoria da escola Olympio Pereira Conceição criam um projeto onde os alunos depois de conteúdos teóricos fazem uma vista a Usina Santa Cruz assim abrindo as atividades praticas do projeto acima citado, uma vez que a Usina Santa Cruz (Grupo São Martinho) é uma das pioneiras em implementação da politica de sustentabilidade e autossuficiência em matéria prima.

Objetivos: incentivar a conscientização ambiental, oportunizar uma reflexão sobre biodiversidade e sustentabilidade.

Estratégia de realização: Abordagem teórica, mostrando a relação importante entre sustentabilidade e biodiversidade com uma abordagem pratica, conhecendo todo o sistema de autossuficiência da Usina bem como a preservação da fauna e flora.

Ferramenta de comunicação ambiental:

Através das mídias sociais da prefeitura municipal.

Execução: Os alunos do 4ª ano do ensino fundamental da escola Olympio Pereira Conceição com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Obras e Meio Ambiente faz a visita a Usina Santa Cruz (Grupo São Martinho) unidade de Américo Brasiliense, com a recepção de um guia e monitores, conhecemos a politica de trabalho do grupo onde os alunos assistiram vídeos mostrando todas as dependências da Usina e pudemos depois constatar que no que diz respeito a preservação do meio ambiente a Usina tem total excelência na conscientização, os alunos conheceram a forma de reaproveitamento de resíduos, a reciclagem do lixo, a produção da própria energia elétrica, o tratamento de todo esgoto da extensão da Usina e 6tambem fizeram uma trilha onde puderam ver toda a preocupação do Grupo São Martinho com a preservação da fauna e da flora, nesta trilha observamos tipos diferentes de vegetação, animais em seu habitat natural e riachos que fazem parte do ambiente e são completamente preservados. Os alunos saíram enriquecidos da visita com amplo conhecimento da relação entre sustentabilidade e biodiversidade e consciência de preservação do meio ambiente.

Resultado: Alunos conscientes com opiniões críticas sobre o assunto, conteúdo ampliado em sala de aula, incentivo de participação do projeto de reciclagem existente em nosso município, passagem de conhecimento que obtiveram através de exposição de trabalhos sobre o conteúdo trabalhado. O projeto ainda se encontra em desenvolvimento  pois a conscientização da necessidade conhecer e preservar os diferentes tipos de vidas existentes é um aprendizado continuo.

Registro fotográfico: