Município Verde Azul

QUEIMADAS URBANAS É TEMA DE PALESTRA NA EMEB “OLYMPIO PEREIRA CONCEIÇÃO” E NO CRAS

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação dão continuidade em mais uma ação do Programa Municipal Verde/Azul.

Alunos da EMEB “Olympio Pereira Conceição” e participantes do CRAS receberam nessa segunda feira, orientações sobre queimadas urbanas, seus danos à qualidade do ar, através de palestra proferida por Bruno Botelho, estudante do curso de Biologia.

Q A 7 “ QUEIMADA URBANA”

RELATÓRIO

DIRETIVA: QUALIDADE DO AR

Ação Desenvolvida: Ação de Conscientização sobre educação ambiental com foco em Queimada Urbana através de palestras na escola e CRAS.

Diagnóstico: Visando a aproximação do período de estiagem a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Esperança intensificou suas ações de conscientização da população sobre os malefícios, conseqüências diretas de incêndio e como evitar as queimadas, principalmente neste período.

Proposta:

Objetivos: Conscientizar as pessoas sobre as conseqüências da queimada urbana na qualidade do ar, para que elas sejam multiplicadoras desta consciência na sociedade do município.

Estratégia de Realização: Abordagem teórica por meio de apostilas e apresentação de vídeo com conteúdos sobre a qualidade do ar, apresentação das legislações federais e municipais que informam as penalidades aos infratores.

Ferramenta de Comunicação Ambiental:

Através das mídias sociais da Prefeitura Municipal.

Execução: A Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação realizou nesta segunda feira dia, 26 de março palestra sobre queimadas urbanas e os danos que causam à nossa saúde e ao meio ambiente, ministrada por Bruno Botelho, estudante do 2º ano de Biologia e grande envolvido com as causas ambientais no município para alunos da EMEB “Olympio Pereira Conceição” e participantes do CRAS.

Na apresentação cerca 80 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos puderam entender como esta prática tão antiga e persistente até os dias atuais, é prejudicial. Seja com queimadas de folhas, lixo orgânico residencial, em terrenos baldios ou propriedades rurais, a ação é crime, previsto na Lei Federal 9.065/98 e Lei Municipal nº 007/99. A realização de queimadas para limpeza de terrenos e a incineração de lixo ou detritos, nos lotes urbanos no município de Santa Cruz da Esperança, pode ocasionar multa no valor de até R$ 100,00, conforme o caso.

Entenderam ainda que em relação à saúde, as queimadas causam nos moradores próximos, irritação nos olhos e garganta, tosse falta de ar, nariz entupido, vermelhidão e alergia na pele e até alterações mais graves nos pulmões, desencadeando crises de asma e bronquite.

Além disso também foram informados quanto às conseqüências diretas das queimadas que vão desde a destruição de plantas, mortes de animais até acidente de tráfego de veículos e avião, entre outros.